Após 20 dias de ocupação da reitoria os estudantes da UERJ assinaram ontem o acordo para a desocupação. Os processos foram retirados e a reitoria se comprometeu com o ônibus inter-campi, melhoria das bibliotecas, utilização dos espaços físicos da universidade sem ônus (em muitos dos espaços era necessário pagar aluguel pela utilização), transporte para trabalho de campo, participação estudantil paritária em todas as comissões de trabalho (bandejão, reformas) e o estabelecimento de um canal permanente de negociação, entre outros pontos. O Movimento Estudantil da UERJ mostrou toda a sua força e continuará batalhando para garantir as conquistas e ampliá-las. A luta continua fora da reitoria!
A ocupação foi extremamente vitoriosa pois reacendeu o movimento da UERJ, que estava vazio e desacreditado. Os estudantes mobilizados forçaram a Reitoria, que até então se recusava a sequer receber alunos, a negociar e se comprometer publicamente com uma série de pautas. Até mesmo o governo estadual foi obrigado a receber os estudantes, estabelecendo uma negociação inédita até então entre o Secretário de Ciência e Tecnologia e as três entidades representativas (DCE, Asduerj e Sintuperj), em que o representante do governo se comprometeu com a articulação de uma emenda orçamentária para garantir o ônibus intercampi em 2009.
Os estudantes da UERJ a partir de agora são sujeitos de sua própria história, mostram que estão prontos para lutar pela universidade e pela garantia de seus direitos. A UERJ precisa de nós, e continuaremos a batalha pelas melhorias necessárias e por nossas pautas históricas como a garantia do repasse dos 6% da receita líquida estadual para as universidades estaduais. A Greve dos professores e servidores continua, e é dever do movimento estudantil fortalecer a mobilização. Façamos uma greve de ocupação da Universidade, ficar em casa parado não leva a nada!
Segue o termo de acordo:
(clique na imagem para ampliá-la)
9 comentários:
É uma vitória!! Na verdade mais uma, conseguirmos ter aulas nessas condições é a maior de todas.
Parabéns aos alunos q se disponibilizaram a passar pelas mais adversas circunstâncias, para conquistar um direito a todos da uerj, seja maracana, ou campos externos.
Karla - Bio FFP
Isso aí! E a luta continua!
Um de muitas vitórias...
Saudações Estudantis!
Parabéns aos companheiros da UERJ!
A vitória da UERJ é a vitória de todo o movimento estudantil!
Que isso sirva de exemplo para mostrar que os estudantes unidos e organizados resistem a qualquer reitoria, por mais autoritária que seja!
Os processos foram retirados e tiveram que avançar com as negociações!
Este é o poder do movimento estudantil!
A luta continua!!
Um forte abraço a todas as companheiras e companheiros que compuseram esta história!
vitorias que a ocupação comnsegiu amis significativa é ter mostrado para todos os estudantes da UERJ que junto temos força, afinal de conta a UERJ e demais instituições de ensino só existem por causa da nossa existencia, e como tais temos que ser respeitados e ouvidos. E que a ocupação acenda em todos o espirito de união enquanto estudantes e unidos possamos lutar por melhorias de nosso ensino publico e para todos.
É uma vitória? É! Mais ainda sim acho que essa história não deve acabar por aí. Acho que ainda temos que lutar muito para conseguirmos tudo que desejamos. Agora, devemos continuar mostrando a eles que quem manda ainda somos nós, e que não é por causa desse acordo que ainda estamos satisfeitos. NÃo! Se for preciso ocuparemos novamente.
Vamos continuar de cabeças erguidas e continuar lutando...SEMPRE!!!
A Luta Continua SIIIIM!
Parabéns ao Movimento Estudantil mais uma vez!!!!
Parabéns a todos os que apoiaram essa ocupação.
E a luta contina!!! É 6%!!!!
Isso mesmo!
Vocês lutam não só por vocês mesmos, mas por todos aqueles que pretendem ingressar na UERJ, pessoas que, como eu, sonham e lutam por uma vaga na Universidade mesmo sabendo de suas condições.
No momento, nós que ainda somos vestibulandos não temos muita voz, nem muito o que fazer, mas devemos apoiar vocês e não fazer como muitos tem feito criticando a ocupação e o movimento sem conhecer as condições que são impostas aos estudantes de universidades estaduais aqui no Rio.
Muita força e continuem na luta!
Postar um comentário