Este é o novo blog UERJ Ocupada, o blog que nasceu como o veículo oficial de comunicação da ocupação da reitoria da UERJ, em setembro de 2008, continuou como o principal meio de comunicação dos estudantes da nossa Universidade e que volta agora, em 2009, renovado para um ano de muita luta e, sobretudo, de ocupação do espaço da Universidade para a construção da UERJ que queremos.

Venha fazer parte deste movimento você também! Fique sabendo por aqui o que está acontecendo, se informe, mas sobretudo PARTICIPE, pois este blog é um espaço feito para ser ocupado pelos estudantes da UERJ.

Envie fotos, criticas, denuncias, sugestões, historias, artigos, desenhos, charges etc. para o e-mailocupacaouerj@gmail.com teremos prazer em publicar o que nos for enviado!

sábado, 11 de outubro de 2008

Depois de serem publicadas no Jornal O Dia de 9 de out, nossas fotos de denúncia são publicadas no site do jornal O Globo

Mais avanços em nossa luta: parte de nossas denúncias que fizemos neste blog tem sido publicizadas pela grande mídia. As fotos que batemos, mostrando o contraste entre as dependências da reitoria e a péssima estrutura destinada aos alunos e trabalhadores da universidade, foram publicada no site globo.com. A galeria de fotos "Ocupação da Uerj" divulga alguns dos absurdos existentes na Uerj.

Isso porque há outros absurdos que não saem em fotos, como a evasão, a fome, as faltas decorrentes da ausência de políticas de garantia da permanência dos estudantes, entre outros...

Continuamos seguindo, até que a Uerj e sua comunidade seja tratada com respeito!

Clique aqui para acessar a matéria do Jornal O Dia de 9 de outubro deste ano, em que é publicada parte de nossas denúncias e nos defendemos das acusações convardes do reitor.

Clique para continuar lendo...

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Reitor se reúne com FFP na próxima segunda

Uma das maiores conquistas da vitoriosa ocupação da reitoria foi a aproximação entre os estudantes do campus Maracanã, FFP e FEBF, que começou com a convivência no espaço ocupado e se consolida com as conquistas da ocupação.

A reitoria havia se comprometido a se reunir com a comunidade da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo para discutir problemas e buscar soluções. O prazo inicial para esta reunião acontecer era de 7 dias após a desocupação, que não foi cumprido, mas os esudantes pressionaram e a reunião está marcada para a próxima segunda-feira, dia 13, às 11h na FFP.

O movimento estudantil organizado obrigou a reitoria a olhar para os campi mais afastados e a tratá-los como devem ser tratados: como qualquer outro curso da UERJ, não como um apêndice indesejado. É mais uma prova de que são os estudantes unidos que transformarão a universidade de fato, garantindo direitos, acabando com preconceitos e democratizando a UERJ!




Somos todos UERJ!

Clique para continuar lendo...

Seguimos fortes! Parte de nossas denúncias publicada no jornal O Dia

Hoje, no jornal O Dia, na página 12, foi publicada matéria em que o reitor nos acusa mentirosamente. Apesar das acusações covardes, a matéria publica também a nossa versão dos fatos, com o testemunho de professores a nosso favor e a versão da Asduerj (que estava na comissão de vistoria e garantiu que as fotos não condizem com a realidade).

Além disso, na matéria foram publicadas algumas das fotos que tiramos durante a ocupação. Foram duas dos luxos da Reitoria e duas do lixo oferecido aos estudantes. Mais um passo no sentido de desmascarar a Reitoria e mostrar a dura realidade da Uerj.

Precisamos continuar mobilizados! O Reitor já demonstrou o seu caráter e aposta na nossa desmobilização. Vamos seguir fortes e lutar até que a universidade seja tratada com respeito e nossos direitos sejam garantidos!

Clique para continuar lendo...

Vieiralves mente de novo enquanto esconde que corte no orçamento da Uerj será recorde para 2009

O Reitor Vieiralves convocou a imprensa nessa quarta-feira à tarde para, novamente, mentir.

Após barrar a comissão de comunicação do Movimento de Ocupação e de não permitir a entrada nem da TV UERJ (parece até que tem medo de estudante...), o reitor fez inúmeras acusações à ocupação e distribuiu fotos da suposta situação em que a reitoria foi entregue. Nós temos as fotos e quem estava lá sabe: as fotos foram forjadas covardemente para incriminar o movimento.

As fotos que a reitoria divulgou foram batidas sem testemunhas da comissão de vistoria e depois que já havia se encerrado a vistoria das salas. Esta foi feita por uma Comissão composta pela própria Reitoria, pelo DCE, pela Asduerj e pelo Sintuperj. Tanto Asduerj como o Sintuperj são testemunhas de que as fotos da reitoria são mentirosas. Em nota pública, a Asduerj afirma taxativamente "Estudantes Preservam o Patrimônio".

Mesmo sem provas e com todas as entidades representativas defendendo os estudantes, a Reitoria ainda teve a desfaçatez de produzir banners com as fotos forjadas e colocá-los na entrada dos reporteres. O ato imundo fica ainda mais inadmissível ao contrastar com aquilo que deveria ser a notícia mais alarmante do dia: o Governador enviou à Alerj a proposta orçamentária para a Uerj. Na proposta, o que Sérgio Cabral prevê para a universidade é ainda menos do que foi destinado neste ano. Ou seja: novo recorde de corte orçamentário!!! (corte de cerca de 70%) E para isso o REItor não faz banners, não faz notas públicas, não divulga no site da Uerj, nem convoca coletivas de imprensa (o que deixa bem claro de que lado ele está...).

As mentiras e omissões da Reitoria, apesar de inaceitáveis, já estão ficando freqüentes. Os docentes da universidade reclamam que a reitoria escondeu o Plano de Carreira docente e mentiu para a categoria ao afirmar que o processo estaria com o Governo. Além disso, o nariz de Vieiralves cresceu também no segundo domingo de ocupação, quando a luz da reitoria foi cortada. A versão oficial dizia que tratava-se de "operação de rotina" apagar as luzes da Uerj aos domingos, tentando rechaçar a hipótese de sabotagem ao movimento. No entanto, a própria realidade desmentiu a reitoria, já que a luz permaneceu cortada até a manhã de terça-feira (será que o reitor trabalha sem luz às segundas???).

(O link das matérias em que a reitoria mente sobre o corte de luz está abaixo:
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL768185-5606,00-ALUNOS+QUE+OCUPAM+REITORIA+
DA+UERJ+RECLAMAM+QUE+ESTAO+SEM+LUZ.html)

Haja nariz para tanta mentira!!!

A sorte foi que logo após a sessão de mentiras da reitoria, os estudantes realizaram a sua própria Coletiva de Imprensa, esclarecendo os fatos, publicizando as fotos de contraste entre os luxos da reitoria e o lixo do resto da Uerj, bem como apresentando defesa para as acusações covardes. Os estudantes demonstraram organização para dar resposta a mais um ato de sabotagem do Reitor, que insiste em tratar os estudantes como inimigos, mesmo depois das negociações começarem a render frutos...

Clique para continuar lendo...

Assembléia Geral dos Estudantes da UERJ

Nesta Quinta Feira às 19h – auditório 11 (1º andar)

Para definir os rumos do movimento estudantil da Uerj na greve:
Balanço do movimento, propostas de mobilização e atividades etc


Greve em casa não adianta.
A ocupação mostrou a força da nossa MOBILIZAÇÃO!




Participe. A UERJ também é sua!

Clique para continuar lendo...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Coletiva de Imprensa

A comissão de comunicação do movimento de ocupação realiza, nesta quarta feira, uma Coletiva de Imprensa para falar, do ponto de vista dos estudantes, sobre todo o processo de ocupação.

Todos os jornalistas de todos os meios de comunicação estão convidados e serão muito bem-vindos!

A Coletiva acontece às 15h na sala do DCE - 1096F, primeiro andar.

Clique para continuar lendo...

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Antes da casinha de palha, os três porquinhos estiveram na Uerj...

Em 2007, Latuff, grande parceiro dos lutadores de todo o mundo e sempre presente nas lutas da Uerj quando precisamos (inclusive nesta ocupação, em que foi um dos maiores colaboradores), fez uma charge muito recente para a Associação dos Servidores do Proderj. Reproduzimos aqui:

(clique na imagem para ampliá-la)

De Uerj - Reitoria Ocupada

Clique para continuar lendo...

 
© 2008 *By Templates para Você*