Este é o novo blog UERJ Ocupada, o blog que nasceu como o veículo oficial de comunicação da ocupação da reitoria da UERJ, em setembro de 2008, continuou como o principal meio de comunicação dos estudantes da nossa Universidade e que volta agora, em 2009, renovado para um ano de muita luta e, sobretudo, de ocupação do espaço da Universidade para a construção da UERJ que queremos.

Venha fazer parte deste movimento você também! Fique sabendo por aqui o que está acontecendo, se informe, mas sobretudo PARTICIPE, pois este blog é um espaço feito para ser ocupado pelos estudantes da UERJ.

Envie fotos, criticas, denuncias, sugestões, historias, artigos, desenhos, charges etc. para o e-mailocupacaouerj@gmail.com teremos prazer em publicar o que nos for enviado!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

FUNK É CULTURA! - Dias 14 e 15 de abril na Uerj




CAMPANHA FUNK É CULTURA
- contra o preconceito e a criminalização!
<
Retirado do blog da APAFUNK (http://www.apafunk.blogspot.com/)

Trata-se de uma luta contra a criminalização do Funk, que vem ocorrendo junto com a criminalização dos pobres. Para quem não sabe, os bailes funk estão sendo proibidos pelas autoridades e discriminados pela mídia. Argumentam que o funk faz apologia ao crime e que só fala de putaria. Mentira! Muitos funks são feitos falando da realidade da favela e das periferias. Não se pode generalizar, pois, se formos parar para pensar, apologia e putaria podem ser feitos sob qualquer ritmo.

Muitos MC's e DJ's não têm conseguido trabalhar. Além disso, o funk hoje representa a forma mais popular de diversão e lazer da maioria dos jovens cariocas. Proibir os bailes funk significa agredir direitos básicos do povo do Rio.

Por isso, os funkeiros vão mandar uma mensagem para a população: Funk é Cultura! A roda de funk é a reunião de funkeiros para dizerem o que pensam através de sua produção musical. Assim, nada melhor do que uma Roda para protestar contra o preconceito que sofrem!


Mais informações em: http://www.apafunk.blogspot.com/

Clique para continuar lendo...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Plano de Carreira Docente é Aprovado

Professores conquistam a Dedicação Exclusiva, uma antiga reivindicação, essencial para o crescimento da UERJ. Este regime de trabalho garante que os professores possam se dedicar exclusivamente à nossa instituição, evitando aquele clássico problema do professor que está sempre pulando de emprego em emprego e chega atrasado às aulas, além de ser um estímulo a mais para garantir sua permanencia. De todas as grandes Universidades públicas deste país, a Uerj era a única a não ter este regime de trabalho.


Agora é pressionar para que o Cabralzinho não vete esta parte do plano.


Do Site da Asduerj ( www.asduerj.org.br ) :

"O movimento dos professores da Uerj conquistou, na tarde desta terça-feira (02/12), melhorias no projeto de readequação de carreira, encaminhado pelo governo do Estado à Alerj. Em reunião do colégio de líderes dos partidos, foi acordada por consenso a aprovação de cinco emendas ao projeto, entre elas a que garante a implantação da Dedicação Exclusiva. Pelo acordo, as demais emendas foram retiradas por seus autores durante a votação em plenária. "




Para entender melhor a questão do plano de carreira docente:

Clique para continuar lendo...

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Fim da Greve - Aulas a partir de 1/12

Após assembléias realizadas nesta quinta, 27/11, os professores e técnicos da UERJ decidiram pela saída da greve, com a manutenção do estado de greve.

Os docentes e tecnicos retornam às atividades normais a partir do dia 1/12.

Na terça-feira, dia 2/12, acontece na Alerj a votação do Plano de Carreira Docente. É importante garantir mobilização para a aprovação das emendas, entre elas a que inclui a Dedicação Exclusiva no plano. Neste dia, está marcada uma paralisação a partir das 12h, para acompanhar a votação.

No site da Asduerj - http://www.asduerj.org.br/ - você encontra um resumo do que foi a assembléia.


Reposição de aulas:

A ultima assembleia estudantil já discutiu este ponto, que é de interesse nosso. Foram leavntadas questões a serem pensadas como cancelamento de período, reabertura de SAID, problemas em turmas que pararam parcialmente, entre outras coisas. Amanhã nós temos conselho universitario a partir das 9h30, onde isso provavelmente será levantado; além disso, temos um conselho de CA's para o dia 10 com essa pauta.

Portanto, cabe a nós discutir em cada curso, para tomar nossas decisões e nos mobilizarmos para garanti-las. Esta é uma discussão em que os estudantes devem ser ouvidos, nenhuma decisão pode ser tomada em desacordo conosco; pois a reposição de aulas é PARA NÓS , e como a Ocupação da Reitoria já mostrou, somos a maior força dentro da universidade.



MAIS INFORMAÇÕES NESTE BLOG

Clique para continuar lendo...

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A UERJ Também é sua, e a luta continua!

Estamos entrando no terceiro mês de greve, o governo se mostra irredutível e a reitoria e os 'fóruns' da vida continuam agindo como funcionários do Cabral que tentam a todo custo acabar com a luta na Uerj.


Temos que nos manter firmes, com o movimento estudantil na luta pela Uerj de qualidade!



Fiquem ligados na Agenda localizada na barra lateral deste blog. O momento é crítico e decisivo para a nossa universidade, temos uma audiencia publica e um conselho universitário marcado, alem de reunioes e atos muito importantes!

Clique para continuar lendo...

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Assembleia Estudantil - Dia 18/11 - Terça

Nesta Terça-Feira, dia 18 de novembro às 18h30, acontece mais uma Assembleia Estudantil, para definir os rumos da luta dos estudantes pela UERJ. Participe, nós já mostramos com a Ocupação da Reitoria que os estudantes organizados são a maior força política desta Universidade.

Temos que assumir novamente nosso papel de protagonistas de nossa própria história, para que não sejamos apenas como o gado num pasto, como querem alguns.


Assembléia Geral dos Estudantes da UERJ

Horário: 18:30 H
Local: Hall do DCE
Pauta: Greve; Mobilização e balanço do Movimento Estudantil da UERJ, próximas atividades na greve e depois dela; Congresso Nacional dos Estudantes

Clique para continuar lendo...

Professores Continuam em Greve

Depois de uma assembleia cheia, acalorada, bastante disputada, os docentes da UERJ decidiram manter a Greve até que as reivindicações do movimento sejam atendidas.


Nota Retirada do site da Asduerj (www.asduerj.org.br)

DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLÉIA DOCENTE 13/11/2008

Manutenção da greve;

Realização, entre os dias 14 e 24/11, de debates nas unidades sobre as propostas de emendas ao PCD do governo formuladas pela comissão de docentes da Asduerj;

Participação maciça na audiência pública na Alerj sobre o PCD (26/11, às 10h);

Ida à Alerj no dia de votação do PCD, com saída de ônibus fretados da FFP, da FEBF e do campus Maracanã.

Próxima assembléia no dia 25/11, às 16h.

Clique para continuar lendo...

 
© 2008 *By Templates para Você*