Este é o novo blog UERJ Ocupada, o blog que nasceu como o veículo oficial de comunicação da ocupação da reitoria da UERJ, em setembro de 2008, continuou como o principal meio de comunicação dos estudantes da nossa Universidade e que volta agora, em 2009, renovado para um ano de muita luta e, sobretudo, de ocupação do espaço da Universidade para a construção da UERJ que queremos.

Venha fazer parte deste movimento você também! Fique sabendo por aqui o que está acontecendo, se informe, mas sobretudo PARTICIPE, pois este blog é um espaço feito para ser ocupado pelos estudantes da UERJ.

Envie fotos, criticas, denuncias, sugestões, historias, artigos, desenhos, charges etc. para o e-mailocupacaouerj@gmail.com teremos prazer em publicar o que nos for enviado!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A UERJ Também é sua, e a luta continua!

Estamos entrando no terceiro mês de greve, o governo se mostra irredutível e a reitoria e os 'fóruns' da vida continuam agindo como funcionários do Cabral que tentam a todo custo acabar com a luta na Uerj.


Temos que nos manter firmes, com o movimento estudantil na luta pela Uerj de qualidade!



Fiquem ligados na Agenda localizada na barra lateral deste blog. O momento é crítico e decisivo para a nossa universidade, temos uma audiencia publica e um conselho universitário marcado, alem de reunioes e atos muito importantes!

2 comentários:

Unknown disse...

Que tal colocar um novo post/texto fazendo uma convocação para a assembleia dos estudantes?

V itor disse...

Saudações ocupantes, ou seria desocupados?

Queria reforçar a importância da manutenção deste blog, apesar de sua atual subutilização;
Pois bem, vou prestar minha colaboração na reocupação deste espaço:

- Acho que a ocupação da reitoria foi uma realização que nos mostrou capazes de interferir numa realidade dada; também acho muito difícil um movimento dessa dimensão se repetir de forma espontânea. Não há um fato que interfira na vida universitária tão diretamente quanto foi a possibilidade da greve. O bandejão e as bolsas não são fundamentais para todos os estudantes e o corte de verbas é igualmente ignorado por uma boa parcela dos estudantes.
- Um ME que almeje alcançar suas pautas necessita de “massa”; como fazer isso agora? A resposta é: Não dá... Não dá pra colocar muita gente nas assembléias, nos prédios e muito menos nas ruas; O movimento precisa se consolidar aos poucos e entender que a ocupação da reitoria foi um acaso.
- Acho que para a consolidação do movimento, as atividades e realizações devem acontecer em escalas menores; menos discursos, mais conversas; menos assembléias, mais debates; menos passeatas, mais atividades internas. A passeata deve ser considerada o ápice de um movimento, que deve ser precedido pelo envolvimento e intimidade dos protestantes com o movimento. A simples convocação de estudantes, acaba por desgastar, e muitas vezes banalizar o instrumento passeata.
- Pensar em atividades que aproximem os estudantes é dever de quem compartilha da indignação frente à situação da UERJ. A realização das mesmas é uma ação intrínseca aos que verdadeiramente acreditam na união dos estudantes e na mudança do papel da UERJ nas relações sociais com a população.

Tenho algumas propostas:

- Elaboração de uma carta informativa sobre os desmandos dos administradores da Uerj (governo e reitoria) que seja assinada por pessoas com grande credibilidade, como por exemplo, os componentes da Comissão de educação da Alerj. Com ampla distribuição.
- Atividades culturais periódicas (exibição de filmes, debates, oficinas...)
- Realização de uma grande noite da ocupação com apresentações de artistas sensíveis às causas sociais (MV BILL, Tereza Cristina, Mc Léo...).

Vlw, Vitor.

 
© 2008 *By Templates para Você*