Este é o novo blog UERJ Ocupada, o blog que nasceu como o veículo oficial de comunicação da ocupação da reitoria da UERJ, em setembro de 2008, continuou como o principal meio de comunicação dos estudantes da nossa Universidade e que volta agora, em 2009, renovado para um ano de muita luta e, sobretudo, de ocupação do espaço da Universidade para a construção da UERJ que queremos.

Venha fazer parte deste movimento você também! Fique sabendo por aqui o que está acontecendo, se informe, mas sobretudo PARTICIPE, pois este blog é um espaço feito para ser ocupado pelos estudantes da UERJ.

Envie fotos, criticas, denuncias, sugestões, historias, artigos, desenhos, charges etc. para o e-mailocupacaouerj@gmail.com teremos prazer em publicar o que nos for enviado!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Vieiralves mente de novo enquanto esconde que corte no orçamento da Uerj será recorde para 2009

O Reitor Vieiralves convocou a imprensa nessa quarta-feira à tarde para, novamente, mentir.

Após barrar a comissão de comunicação do Movimento de Ocupação e de não permitir a entrada nem da TV UERJ (parece até que tem medo de estudante...), o reitor fez inúmeras acusações à ocupação e distribuiu fotos da suposta situação em que a reitoria foi entregue. Nós temos as fotos e quem estava lá sabe: as fotos foram forjadas covardemente para incriminar o movimento.

As fotos que a reitoria divulgou foram batidas sem testemunhas da comissão de vistoria e depois que já havia se encerrado a vistoria das salas. Esta foi feita por uma Comissão composta pela própria Reitoria, pelo DCE, pela Asduerj e pelo Sintuperj. Tanto Asduerj como o Sintuperj são testemunhas de que as fotos da reitoria são mentirosas. Em nota pública, a Asduerj afirma taxativamente "Estudantes Preservam o Patrimônio".

Mesmo sem provas e com todas as entidades representativas defendendo os estudantes, a Reitoria ainda teve a desfaçatez de produzir banners com as fotos forjadas e colocá-los na entrada dos reporteres. O ato imundo fica ainda mais inadmissível ao contrastar com aquilo que deveria ser a notícia mais alarmante do dia: o Governador enviou à Alerj a proposta orçamentária para a Uerj. Na proposta, o que Sérgio Cabral prevê para a universidade é ainda menos do que foi destinado neste ano. Ou seja: novo recorde de corte orçamentário!!! (corte de cerca de 70%) E para isso o REItor não faz banners, não faz notas públicas, não divulga no site da Uerj, nem convoca coletivas de imprensa (o que deixa bem claro de que lado ele está...).

As mentiras e omissões da Reitoria, apesar de inaceitáveis, já estão ficando freqüentes. Os docentes da universidade reclamam que a reitoria escondeu o Plano de Carreira docente e mentiu para a categoria ao afirmar que o processo estaria com o Governo. Além disso, o nariz de Vieiralves cresceu também no segundo domingo de ocupação, quando a luz da reitoria foi cortada. A versão oficial dizia que tratava-se de "operação de rotina" apagar as luzes da Uerj aos domingos, tentando rechaçar a hipótese de sabotagem ao movimento. No entanto, a própria realidade desmentiu a reitoria, já que a luz permaneceu cortada até a manhã de terça-feira (será que o reitor trabalha sem luz às segundas???).

(O link das matérias em que a reitoria mente sobre o corte de luz está abaixo:
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL768185-5606,00-ALUNOS+QUE+OCUPAM+REITORIA+
DA+UERJ+RECLAMAM+QUE+ESTAO+SEM+LUZ.html)

Haja nariz para tanta mentira!!!

A sorte foi que logo após a sessão de mentiras da reitoria, os estudantes realizaram a sua própria Coletiva de Imprensa, esclarecendo os fatos, publicizando as fotos de contraste entre os luxos da reitoria e o lixo do resto da Uerj, bem como apresentando defesa para as acusações covardes. Os estudantes demonstraram organização para dar resposta a mais um ato de sabotagem do Reitor, que insiste em tratar os estudantes como inimigos, mesmo depois das negociações começarem a render frutos...

4 comentários:

milamione disse...

ai q absurdoooo! q vontade de quebrar esse nariz!-.-' rs
mas isso msm galera, lutar sempre! ;]

Projeto de poeta! disse...

O Reitor tinha de se lembrar, que ele foi eleito pela comunidade acadêmica para representar os interesses da mesma! Ah que saudade de Napoleão Bonaparte!
A luta continua!

Mari disse...

mas que mania feia dessas reitorias de mentir hein!

continuem de olhos bem abertos!!!

a luta não pára aqui na UENF tbm!!!

um abraço..

pedro pedro disse...

Depois dessa mentira nós é que somos ladrões !

 
© 2008 *By Templates para Você*