Este é o novo blog UERJ Ocupada, o blog que nasceu como o veículo oficial de comunicação da ocupação da reitoria da UERJ, em setembro de 2008, continuou como o principal meio de comunicação dos estudantes da nossa Universidade e que volta agora, em 2009, renovado para um ano de muita luta e, sobretudo, de ocupação do espaço da Universidade para a construção da UERJ que queremos.

Venha fazer parte deste movimento você também! Fique sabendo por aqui o que está acontecendo, se informe, mas sobretudo PARTICIPE, pois este blog é um espaço feito para ser ocupado pelos estudantes da UERJ.

Envie fotos, criticas, denuncias, sugestões, historias, artigos, desenhos, charges etc. para o e-mailocupacaouerj@gmail.com teremos prazer em publicar o que nos for enviado!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Audiencia Publica na UERJ

Nesta quarta feira, dia 29, rolou na UERJ a audiência publica da comissão de educação da Assembléia Legislativa. Estavam presentes os deputados Comte Bittencourt, Marcelo Freixo e Alessandro Molon, além dos representantes do DCE, Asduerj e Sintuperj, o Reitor não esteve presente nem enviou nenhum assessor. Segundo Bittencourt, o principal objetivo da audiência era entender o processo pelo qual passou o orçamento da Universidade, desde que foi aprovado no Conselho Universitário, até a proposta que foi enviada pelo Governador aos deputados, alem de ouvir propostas para emandas no orçamento.

A Ausência do Reitor mostrou mais uma vez que seu compromisso não é com a comunidade acadêmica, mas com os Governos que há anos vêm sucateando a nossa universidade, não foi um problema de agenda, e sim de prioridade política, como ressaltou o deputado Marcelo Freixo. Quem falou pela administração central foi o Coordenador de Planejamento Orçamentário da Uerj, Luís Teixeira. Segundo ele, o orçamento aprovado pelo Consuni, baseado nos 6% previstos na constituição, era de cerca de 1,2 bilhão de reais, porém, já no preenchimento do SIGO (Sistema Integrado de Gestão Orçamentária – um software pelo qual a Uerj envia sua proposta ao governo) o orçamento foi cortado, pelo próprio sistema. A proposta encaminhada pelo Governador foi de 560 milhões, o que é insuficiente até mesmo para manter a precária situação em que nos encontramos, segundo Teixeira.

Os deputados presentes lembraram da luta que foi travada na Alerj em 2007, quando foi aprovada por meio de emendas parlamentares a verba para as reformas e para a construção do bandejão. Nesta luta, segundo eles, foi de extrema importância um documento enviado pela Reitoria anterior a todos os deputados, propondo todas as emendas necessárias para a Universidade, coisa que nosso adorado REItor nem passou perto de fazer. O presidente da comissão exigiu da administração central que as obras do Restaurante Universitáriao sejam concluídas até o início do próximo semestre letivo.

As falas dos representantes dos três segmentos lembraram todos os problemas vividos cotidianamente nesta Universidade em especial no HUPE, em que é grande a evasão de profissionais (cerca de 300 auxiliares de enfermagem saíram entre 1998 e 2005), onde as verbas do SUS são usadas para pagamento de pessoal. Também foi lembrado e duramente criticado o desrespeito total aos conselhos e à autonomia universitária por parte do Governo e Reitoria.

Reitor poderá receber convocação oficial na próxima audiência

Segundo o presidente da comissão, que repudiou a ausência do reitor nesta audiência que visava discutir e buscar soluções para os problemas da UERJ, será estudada a possibilidade de a comissão fazer uma convocação oficial, que obriga o comparecimento do nosso querido Vieiralves. Este é um fato lamentável, pois mostra como a pessoa que deveria ser o representante máximo da comunidade acadêmica simplesmente ignora a luta que é travada pela melhoria da universidade.

O orçamento de 2009 já foi encaminhado para a Assembléia, nele não há qualquer acréscimo de verba, nem mesmo para o tão alardeado “Plano de Carreira Docente”, tão festejado pelo REItor e seu séqüito. Neste momento, tudo o que conseguirmos de apoio dentro do parlamento é de extrema importância, e uma audiência publica dentro da nossa casa foi um grande passo nesse sentido; é uma pena que o Ricardinho não pense da mesma forma....

Continuaremos unidos e na luta! Fiquem de olho na agenda do blog, participem deste movimento. Este é um momento crucial para a Universidade. Temos que nos levantar, mostrar mais uma vez a força da mobilização estudantil organizada, lutar contra os capachos do governo que corroem a nossa UERJ em benefício próprio, pressionar a Alerj e conquistar as verbas necessárias para as melhorias que são urgentes.

0 comentários:

 
© 2008 *By Templates para Você*