Este é o novo blog UERJ Ocupada, o blog que nasceu como o veículo oficial de comunicação da ocupação da reitoria da UERJ, em setembro de 2008, continuou como o principal meio de comunicação dos estudantes da nossa Universidade e que volta agora, em 2009, renovado para um ano de muita luta e, sobretudo, de ocupação do espaço da Universidade para a construção da UERJ que queremos.

Venha fazer parte deste movimento você também! Fique sabendo por aqui o que está acontecendo, se informe, mas sobretudo PARTICIPE, pois este blog é um espaço feito para ser ocupado pelos estudantes da UERJ.

Envie fotos, criticas, denuncias, sugestões, historias, artigos, desenhos, charges etc. para o e-mailocupacaouerj@gmail.com teremos prazer em publicar o que nos for enviado!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Quem tem medo da ocupação?

URGENTE: A Ocupação acaba de sofrer um ataque. Por algumas horas, o veículo oficial de comunicação da ocupação com o mundo exterior não existiu. Alguém conseguiu entrar na conta da ocupação e deletar este blog. Com muito esforço, conseguimos reagir rapidamente e reconstituir todas as postagens desde o dia 18 deste mês até agora, incluindo os últimos informes. Os comentários, quase todos de apoio, infelizmente foram perdidos.

A pergunta que não cala: Quem tem medo da ocupação?

Ao longo dos últimos dias, a rapaziada que decidiu se mobilizar em defesa de nossos direitos vêm sendo alvo de vários ataques já narrados neste blog. Nós honramos cada compromisso que estabelecemos: fomos às mesas de negociação, garantimos a realização do vestibular, colaboramos com a reitoria quando esta precisou pegar um processo de emergência dentro da ocupação. No entanto, a recíproca não é verdadeira...

Barraram nosso convidado de forma preconceituosa, armaram uma arapuca para citar judicialmente os diretores do Diretório Central dos Estudantes, cortaram nossa luz, infiltraram gente na ocupação para tentar nos sabotar, mentiram na mídia, distorceram nossas pautas de reivindicações, disseminaram boatos sobre nós... Mas nada disso foi capaz de deter nosso movimento! Nosso blog, que já alcança o patamar de cerca de 400 visitas por dia, não poderia passar desapercebido. Nossa principal voz, uma voz de propostas, de alegria, de disposição e de denúncia, quase foi calada. Repito: QUASE.

Foram até agora 16 dias de luta. Aqui, colocamos nossa pauta de reivindicações para todos verem sem precisar da mídia conservadora, compilamos o que era noticiado sobre nossa universidade e a luta que se dá dentro dela, denunciamos a BelÍndia da Uerj (em que a Reitoria usufrui de uma estrutura luxuosa incompatível com a dos demais trabalhadores e estudantes da Uerj), democratizamos o que se passava por aqui e berramos quando fomos agredidos. Em poucas palavras, exercemos nosso direito de falar, de ser ouvido e de propor mudanças para um mundo que é de todos nós, mas que está no caminho errado.

Os facistas agiram e tentaram tirar esse nosso direito. Um direito fundamental. Um pilar necessário para a sustentação de qualquer democracia. Só que devem ter esquecido que nós estamos em luta, numa guerra em que não entramos para perder. E eis aqui, senhores e senhoras, o nosso blog de volta!

Não vão nos calar! Voltaremos tantas vezes quantas formos sabotados! Cada agressão covarde que façam contra nós será gás novo para nossa luta! Cada tentativa de nos separar funcionará como uma cola ainda mais forte a nos unir!

Quem fez isso, o fez por medo da Ocupação. Pois agora, dizemos: devem ter ainda mais medo. Entendemos esse ato covarde como um elogio e nossas energias estão renovadas.

19 comentários:

Raphael disse...

Muito bom, pessoal, resposta imediata! Acho q deveríamos passar uma nota sobre os ataques e o ato amanhã, um folheto em mãos!

Unknown disse...

Gostaria de saber, com todo respeito aos profisionais contrados temporariamente, qual a estatística comparativa entre contratados temporários e concursados, principalmente dentre os professores.

Seis por cento para educação estadual. OU MAIS! MAS ESTES 6 SÃO NOSSOS

Osmar Filho disse...

Mais uma vez venho aqui dizer: ORGULHO DE SER OCUPADO!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

aê galera...é nessa reitoria que devemos confiar qdo diz que vai retirar os processos mediante a desocupação?! será que realmente esse é o caminho?
a ocupação tem sido um instrumento fortíssimo, fundamental nessa greve.. que conseguiu unificar as reinvindicações atendendo aos principais clamores da nossa universidade.. td bem q ela foi um ponta pé inicial de um movimento que não pode parar..mas essa ocupação tem um simbolismo q muito desagrada aos "senhores do poder"... sabemos disso! temos que continuar incomodando!

26 de Setembro de 2008 08:40

kahmei disse...

Salve!

Este ato realmente demonstra a preocupação e a vontade de nada fazer dos senhores e senhoras de ternos e paites!

Diálogos Cotidianos disse...

Inacreditável...
Ainda bem que o número de filhos da puta é bem menor que o número de gente séria que integra essa ocupação, só assim é possível dar uma resposta de imediato a mais um ato contra nós.
Ousar lutar! Ousar vencer!

Francisco Valdean disse...

Somos ocupados e nao desocupados, acho que os desocupados nâo dao a minima para as questões importantes da UERJ e do ensino publico. Esses podem ser os quem tem medo da ocupação.

Continuemos fortemente ocupados e esse é so mais um dos atos sujos contra a ocupação que superamos.

VIVA A OCUPÇÃO E A LUTA POR UMA UNIVERSIDADE PUBLICA DE QUALIDADE E PARA TODOS!!!!

pandora disse...

Força galera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

a disse...

nossa..

Unknown disse...

sou filha de uma funcionária da UERJ,e visitei a ocupação,me admirei com a organização d vc´s,gostaria d parabenizá-los!Acredito q é esse o caminho!
Força!
São os votos de uma vestibulanda Futura estudante da UERJ!!
;)

Anônimo disse...

Deveriamos fechar a presidente vargas!
Para termos maior visibilidade enquanto movimento estudantil.
Lembram quando a favela da providencia de o morro e fechou a via! Eu estou disposto a ser um
cone humano ... Poderiamos atravanvar
a via por pelo menos 1 ou 2 horas na
Rush ... Crei-o eu que isso ja seria
o suficiente pra nossa voz alcançar
um outro patamar. Precisamos de midia ... Mas tudo precisa ser extremamente organizado para que
a midia não nos torne viloes da historia...
Apoio de outras universidades é fudamental para dar corpo ao protesto . Precisamos se vistos...
Não acho totalmente valida a forma de protesto atual... Ficar recluso
na Uerj é como gritar dentro de um
caixa de sapato. Universitarios
na rua...Eu estava lendo um materia que saiu no Jb. Um materia
que fala sobre um protesto de universitarios em meados da decada de 30 ...Falam sobre estudandes corajosos .... Eu parabenizo
tds que estam na ocupaçaõ...
obrigado pelo espaço!

Beto Waldemiro disse...

Só devenos sair mediante a garantia de que os processos contra os companheiros serão retirados e os pontos principais das nossas exigências atendidas!Rumo a vitória!

Beto Waldemiro disse...

Quero dizer,apenas que sou do curso de História,vou sempre as assembléias,já dormi na ocupação algumas vezes e tenho orgulho de participar da ocupação!

Anônimo disse...

porra! excluir o blog é sacanagem...

bom gente, força pra quem tá lá na ocupação, que não é fácil...

e espero que a luta não seja em vão. que haja o mínimo de dignidade por parte de quem tem poder, fazer valer esse poder. que não precisemos de tanta mesquinharia. e que pelo menos tudo isso sirva, mesmo que pouco, para modificar o olhar de todos nós sobre as relações que se travam dentro da universidade. sistemas de privilégios e poderes. esses jogos tão difíceis de serem feitos para mim. parece que nem todos pensam dessa forma. cuidar do que é nosso pode até ser difícil, mas é sempre mais fácil do que pensar no todo. cuidar dessas outras relações e carregar com isso seus problemas.

mas ainda acima de tudo, acredito nessa outra política, que se faz nas pequenas atitudes que tomamos e nas relações que nos cercam. e apesar de tudo, ainda acredito que as coisas possam ser melhores.

um abraço apertado!
carolline.

pedro pedro disse...

Cada vez que nos sabotam nós ganhamos mais força, quando cortaram luz e só alguns estavam na ocupação todos nós nos semntimos traídos e o numero de pessoas dobrou.
Agora que o blog quase saiu do ar ele terá muito mais acessos.
Vamos com mais força continuar o maximo tempo que pudermos e levar nossa causa o mais longe possivel.
Ocupar, resistir e vencer !

"Ou conseguiremos a plena condição humana, ou arrasaremos o mundo com nossas tentativas"
Os Panteras Negras

Unknown disse...

Estou muito emocionada com todos os comentários pertinentes de vcs, cidadãos e estudantes brasileiros de garra e luta....estou emocionada.....Gostaria de falar um pouco de mim: Moro em são josé do rio preto SP, estudo em uma faculdade particular pelega, faço pedagogia. Fiquei sabendo agora da ocupação, espero que todos vcs , me incluo também nesta luta, mesmo não estudando ai,como uma força jovem que acredita na união de todos!!! Como é vergonhoso o ensino público...bem agora que estamos em época de eleições façamos algo que desmoralize e ridicularize essa máfia, não podemos esquecer que agora podemos conseguir "algo" sejamos astuto, não falo depender desse sistema canalha, mas aproveitar essa época eleitoral, por favor se caso não concordarem me digam o por que. Posso estar errada. Continuem na ocupação, se precisarem de ajuda companheiros por favor entre em contato comigo masciarellia@yahoo.com.br. ME DEIXEM INFORMADA SOBRE TUDO,aliás meu msn: masciarellia@yahoo.com.br. Sérgio Cabral ....acabemos com esse FDP.
Abraço revolucionário.

Edson disse...

Eu admiro a atitude de vocês.

Lutar sempre que preciso!

Beto Waldemiro disse...

Não adiantam quererem nos parar e nem nos amendrontar seus nazistas!Covardes!Isso é só o começo da luta,nós estudantes da UERJ que estamos nessa ocupação,temos um obejtivo em comum,vençer todos os conservadores,covardes ,que usam de todos os meios para nos deter,gostaria de deixar registrado que domingo(21/09)passado estava no grupo que tentou entrar na UERJ,para participar de uma assembléia que tinha sido convocada democráticamente ,sendo impedido pelos asceclas de Vieiralves,a "besta do apocalipse",as aspas são apenas em respeito a besta real.Abraços em todos. Ass: P. do curso de História

 
© 2008 *By Templates para Você*