Este é o novo blog UERJ Ocupada, o blog que nasceu como o veículo oficial de comunicação da ocupação da reitoria da UERJ, em setembro de 2008, continuou como o principal meio de comunicação dos estudantes da nossa Universidade e que volta agora, em 2009, renovado para um ano de muita luta e, sobretudo, de ocupação do espaço da Universidade para a construção da UERJ que queremos.

Venha fazer parte deste movimento você também! Fique sabendo por aqui o que está acontecendo, se informe, mas sobretudo PARTICIPE, pois este blog é um espaço feito para ser ocupado pelos estudantes da UERJ.

Envie fotos, criticas, denuncias, sugestões, historias, artigos, desenhos, charges etc. para o e-mailocupacaouerj@gmail.com teremos prazer em publicar o que nos for enviado!

domingo, 28 de setembro de 2008

MOÇÃO DE REPÚDIO

Na qualidade de Diretor da Asduerj, fui informado domingo à noite (dia 21/09/08) pelos colegas da Asduerj, de que os alunos da UERJ, que ocupam a Reitoria de forma legítima, estavam passando por situação de perigo e estresse, em virtude do corte de luz à noite e pelo fato de os seguranças da UERJ não estarem autorizando a entrega de alimentos para os mesmos.

Percebendo a urgência, dirigi-me à UERJ e lá cheguei por volta das 17:40hs, sendo que as portas do prédio principal estavam fechadas e era proibido o acesso na UERJ de pessoas de fora.

Por ser professor de Direito e Procurador Federal a mais de15 (quinze) anos, desde o momento em que dirigi à UERJ, tinha a intuição de que eu somente conseguiria ingressar nas dependências da UERJ, caso eu exibisse a minha carteira funcional de Procurador Federal. E foi exatamente o que ocorreu ! Infelizmente, em nosso país para exercemos a nossa cidadania, o único remédio que temos, na maioria das vezes, é usar legitimamente da autoridade da qual somos investidos.

Com muita dificuldade, face à total escuridão que havia na reitoria, dirigi-me aos alunos, primeiro para expressar a minha solidariedade e para dizer o quanto eu me orgulho deles, depois, para manifestar a minha indignação com o tratamento que eles estavam recebendo: nem presos são tratamos dessa forma ! E disse a eles que as entidades da UERJ iriam reagir diante de uma atitudade cruel, atentatória dos direitos humanos !

No final, falei aos seguranças e ao seu chefe: "por que a luz está desligada ? Isso é um ato de covardia, cruel ! Nem presos são tratados assim ! Vocês podem ter certeza de que as entidades da UERJ irão reagir contra tal ato cruel e denunciaremos isso à imprensa! O Chefe da segurança me disse que houve um problema de luz e que não havia manutenção por conta da greve. Ninguém é bobo, e todos sabemos que é muito estranho, é muita coincidência o corte de luz num domingo...

Quero assim expressar o meu repúdio contra esse ato de corte de luz, que traduz assédio moral, e que pode causar graves sequelas psicológicas aos alunos. O que eu presenciei me deixou chocado e indignado. O meu sentimento era de estar num ambiente didatorial ! O que eu sentia na minha alma era de que o nosso país, lamentavelmente, está muito distante da efetivação da democracia !

Trata-se de uma grave violação dos direitos humanos. Sugiro que isso seja divulgado na imprensa, na comissão de direitos humanos da ALERJ, da OAB/RJ, do Congresso Nacional e divulgado entre todos os sites das universidades brasileiras.

Por fim, como educador, pai espiritual desse jovens, não posso deixar de imaginar a dor e a preocupação dos pais de todos esses bravos estudantes, com relação a sua integridade física e psicológica !



Cordialmente,
Prof. Rodrigo Lychowski
Diretor da Asduerj -biênio 2007/2009
Professor Assistente de Direito do Trabalho da UERJ

6 comentários:

pandora disse...

Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois

Prá melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão

Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois...

Beto Guedes- Sal da terra

Acho que esse pedaço de música representa os alunos da ocupação, não são todos, mas os que são podem transformar a vida de uma multidão com seus atos de agora...

força galera!!!

E a luta continua!!!!!!!!!

Carlos Vitor Braga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Vitor Braga disse...

Esse tipo de ato é mais um motivo para nos rebelarmos ainda mais contra tudo que está acontecendo.

E com certeza devemos trazer isto que está acontecendo à público... a imprenssa e a sociedade carioca tem que saber. Até porque, para mostrar que não somos esses "vilões", como a própria imprenssa gosta de mostrar. E o que estamos fazendo? Nada. Simplesmente baixando a cabeça para eles, estamos mostrando que não queremos briga, só queremos que os nossos desejos sejam atendidos. Acho que nunca se viu uma greve estudantil tão calma quanto essa.

É isso aí...e A LUTA CONTINUA!!!

fORÇA COMPANHEIROS ESTUDANTES!

A REITORIA É NOOOOSSA!

... disse...

Lychowski é um fofo cara. Sem noção =)

Rodrigo disse...

O pessoal tem que ficar de olho nessas comissões, porque, só dá traíra se fingindo de estudante. Abração!

Fernanda Souza disse...

http://uerjdesocupada.blogspot.com/

CAMBADA DE SEM O QUE FAZER

 
© 2008 *By Templates para Você*