Este é o novo blog UERJ Ocupada, o blog que nasceu como o veículo oficial de comunicação da ocupação da reitoria da UERJ, em setembro de 2008, continuou como o principal meio de comunicação dos estudantes da nossa Universidade e que volta agora, em 2009, renovado para um ano de muita luta e, sobretudo, de ocupação do espaço da Universidade para a construção da UERJ que queremos.

Venha fazer parte deste movimento você também! Fique sabendo por aqui o que está acontecendo, se informe, mas sobretudo PARTICIPE, pois este blog é um espaço feito para ser ocupado pelos estudantes da UERJ.

Envie fotos, criticas, denuncias, sugestões, historias, artigos, desenhos, charges etc. para o e-mailocupacaouerj@gmail.com teremos prazer em publicar o que nos for enviado!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Comunicado do Movimento de Ocupação em resposta a nota publicada pela Reitoria no site da Uerj e distribuída pelos seguranças no campus Maracanã.

Carta aberta à comunidade

No dia 10 de setembro deste ano, os estudantes, reunidos em uma Assembléia em dois turnos, deliberaram, entre outras coisas, uma pauta de reivindicação estudantil e a ocupação da Reitoria. A ocupação é legítima, pois é pacífica, foi democraticamente deliberada em Assembléia dos estudantes, e se justifica porque Vieiralves se recusava a receber o DCE, que solicitava esclarecimentos sobre a real situação da universidade e dos direitos dos estudantes.

Após o início do movimento de ocupação, aqueles ligados ao Reitor logo trataram de botar suas garras de fora, questionado a ocupação e soltando algumas pérolas como: “não há motivos para protestar” e “a relação com o governo do estado nunca foi tão boa...”. Quem estuda e trabalha na Uerj sabe que motivos para protestar não faltam, tanto que os três segmentos estão em luta. Queremos melhorias na estrutura e no ensino, bandejão, e tantas outras coisas essenciais para uma Universidade de qualidade que nos são negadas pela Reitoria e pelo Governo do Estado.

Em carta aberta, a Reitoria se coloca como vítima, ressaltando tudo o que teria feito em prol dos estudantes da Uerj, tendo a ousadia de tomar para si os méritos de conquistas resultantes de anos de luta e mobilização da comunidade acadêmica, como o aumento das bolsas. Onde estava a Reitoria quando Sérgio Cabral entrou com recurso contra o artigo 309 da Constituição Estadual que destina 6% da arrecadação tributária líquida do Estado à Uerj? O que foi publicado no portal quando sofremos esse ataque do governador? Por que será que não há a mesma disponibilidade da reitoria em responder as arbitrariedades de Cabral? Será que procede a alegação de Vieiralves de que ele só teria responsabilidade pela Uerj no período dos últimos dez meses?

A resposta é simples e o próprio currículo lattes do Reitor Vieiralves nos mostra. Vieiralves foi sub-reitor da Uerj duas vezes. A primeira vez, na sub-reitoria de Extensão. A segunda vez, na sub-reitoria Graduação. Além disso, suas relação com os governos estaduais responsáveis pelo aprofundamento de nossa crise nunca foram escondidas: participou do governo Garotinho, e ocupou (pasmem!) duas Secretarias do Estado ao mesmo tempo no governo Benedita (Secretaria de Ciência e Tecnologia e Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo). Depois, foi ocupar o cargo de Diretor do Museu da República e, quando sai de lá para assumir a Reitoria da Uerj, teve seu espaço ocupado por, nada mais nada menos, que a mãe de Sérgio Cabral, Magaly Cabral.

Para quem tem dúvidas, indicamos o seguinte link, atualizado pelo próprio reitor:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780741H0

No entanto, ele não é uma exceção. Nilcéia, última Reitora a ser apóia por Vieiralves, de cuja administração o atual Reitor participou, tinha postura bastante semelhante. E hoje, qual teria sido o seu destino? Saiu da Reitoria direto para o Governo Federal, caminho natural para quem não costuma se indispor com os governos, mesmo diante da absurda política hegemônica de sucateamento das instituições públicas.

A reitoria deveria ser representante da comunidade junto ao Governo, lutando de fato por esta instituição, mas infelizmente o que acontece é justamente o oposto. O que temos no comando da Universidade é um verdadeiro posto avançado do Governo do Estado, que reproduziu as nojentas técnicas da Polícia Militar carioca quando nos chamou para uma reunião de negociação, em que, na verdade, estavam nos esperando com oficiais de justiça a postos para nos citar judicialmente.

Não precisamos dizer que, para nós, é um claro atestado de incompetência uma instituição de educação tratar seus estudantes como réus e trair-lhes a confiança num momento em que deveriam conversar para avançar na melhoria da universidade.

Hoje estamos ocupando a Reitoria, sim! Muitos membros da comunidade acadêmica estão conhecendo os luxuosos espaços de poder de nossa Universidade, contrastando claramente com uma instituição abandonada. Além disso, pela primeira vez a Reitoria esta sendo obrigada a receber os estudantes para esclarecer a quantas anda o nosso Bandejão (cuja verba já existe, mas não há sequer um sinal de início de sua construção), ouvir nossa pauta de reivindicações e iniciar um processo de negociação. Queremos o direito à educação, não só para nós, mas para as gerações que virão. Nossa pauta é a demonstração disso.

Por fim, desafiamos Vieiralves a publicar também esta nossa resposta no site da Uerj, bem como incluir no mesmo um link de nosso blog, o informativo oficial do Movimento de Ocupação. O Reitor precisa entender que o site da Universidade é patrimônio público e não dele. Se hoje ele é o Reitor, a Reitoria é nossa!

Rio de Janeiro, Reitoria Ocupada, 18 de setembro de 2008.

0 comentários:

 
© 2008 *By Templates para Você*